quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Fluminense x Salgueiro, mais um capítulo do interior pernambucano na Copa do Brasil

O Salgueiro está classificado para a 2° fase da Copa do Brasil 2018 e tem pela frente, um dos maiores clubes do futebol brasileiro, o Fluminense Football Club, campeão intercontinental, tetra campeão brasileiro, campeão da própria Copa do Brasil e vice campeão da Libertadores e Sul-Americana. O Carcará do Sertão terá pela frente, atletas de destaque como Gum, Douglas, Airton, Sornoza e Marcos Júnior. Por mais um ano, o Salgueiro vai honrando sua história e a história iniciada por Porto e Central, sendo os interioranos que já atuaram pela segunda maior competição do Brasil.

Em seu perfil oficial do Twitter, o Fluminense destacou o próximo compromisso pela Copa do Brasil. contra o Salgueiro.
Foto: Fluminense Football Club

Pernambuco possui um título da Copa do Brasil, conquistado pelo Sport em 2008, além de chamativas campanhas como o vice campeonato do próprio Sport na 1° edição, em 1989, a terceira colocação em 2003 e a 4° colocação em 1992. Destaque também para o Náutico, que em 1990 foi eliminado pelo campeão Flamengo, ficando na 3° colocação. Apenas os rivais que fazem o Clássico dos Clássicos foram os únicos pernambucanos à chegarem em semifinais.

Indo além do Trio de Ferro da Capital, também podemos contar histórias dos interioranos, que em 8 edições, tiveram jogos e vitórias marcantes, recebendo grandes adversários e produzindo grandes resultados. Os rivais caruaruenses Central e Porto foram os dois primeiros do estado fora de Recife que atuaram pela competição e há quatro edições consecutivas, temos o Salgueiro, líder interiorano de participações.

Tudo começou na edição de 1999. O Porto recebeu o tradicional América/MG no estádio Antônio Inácio, em Caruaru e foi derrotado por 1 a 0. Na volta, no histórico Independência, novamente vitória dos mineiros, 2 a 0. Os confrontos marcou o pioneirismo do tricolor caruaruense, sendo o primeiro do interior a disputar a Copa do Brasil e aquela que foi a única participação do clube no torneio.

Apenas no século seguinte que Pernambuco voltou a ter um clube fora de Recife na Copa do Brasil e novamente com Caruaru. Na edição que o Sport sagrou-se campeão, o Central estreou ante o Remo, no Lacerdão e empatou em 0 a 0, levando vantagem do empate com gol pro Mangueirão, em Belém, porém a Patativa não tomou conhecimento e no inicio e no final da partida, fez os gols da vitória por 2 a 0, um feito histórico e que deu o passaporte pra equipe encarar um clube do 'G12', nada mais que o Palmeiras, favorito ao título, time que tinha Marcos, Valdívia, Denílson, Diego Souza, Kléber Gladiador e Alex Mineiro. No dia 02 de abril, a bola rolou no Lacerdão para Central e Palmeiras, quem classificasse, enfrentaria o vencedor de Brasiliense e Sport. No primeiro tempo, o Verdão já fazia 2 a 0, mas o alvinegro marcou seu gol, só que não contava com outros 3 gols palmeirenses e o placar finalizaria em 5 a 1, resultado que eliminaria o jogo da volta e o Central, na época, dois gols de diferença do visitante eliminaria o jogo da volta antes das quartas.

Moacir passa por Valdívia no confronto entre Central x Palmeiras, em 2008.
Foto: Ricardo Fernandes/Diário de Pernambuco/D. A Press

Central 0 x 3 Vasco, em 2009.
Foto: Edvaldo Rodrigues
Em 2009, o Central herdou a vaga do Sport, que estava na Libertadores e não poderia participar da Copa do Brasil. Mais um tradicional adversário esteve frente ao time caruaruense, o Ceará. 0 a 0 no Lacerdão e no Castelão, o Central perdia até os 37 minutos do segundo tempo, quando Buiu marcou e empatou a partida, fazendo o campeão brasileiro da Série B 1986, passar de fase pelo gol fora. Na fase seguinte, mais um clube do 'G12' esteve no caminho centralino, o Vasco da Gama, de Nilton, Carlos Alberto, Alan Kardec e Rodrigo Pimpão. E não deu pro Central, 3 a 0 pros cariocas e mais uma eliminação. Essa foi a última participação da Patativa na competição.

2013 foi um ano marcante pro interior de Pernambuco. O Salgueiro chegou as oitavas de finais, igualando o Santa Cruz, tendo essa como a fase de melhor campanha em sua história. A equipe salgueirense estreou vencendo o Boa Esporte/MG por 2 a 0 em casa e na volta empatou em 2 a 2. Logo na segunda fase, um grande desafio, tendo o Vitória pela frente. Num jogo de muita expectativa, 0 a 0 no Cornélio de Barros. Na Fonte Nova, o Salgueiro viu o goleiro Mondragón fechar o gol, fazer uma belíssima atuação e o gol salvador de Elvis, que marcou de falta. 1 a 1 na Arena de Copa do Mundo. Na terceira fase, outra vez o Carcará contou com o critério de gol fora: empatou em 0 a 0 com o Criciúma em Salgueiro e 1 a 1 no Heriberto Hülse. O Salgueiro já fazia história e tinha a campanha como um grande feito e nas oitavas de finais, encarou o poderoso Internacional, de Alisson, Juan, D'Alessandro, Alex, Leandro Damião, Diego Forlán e do técnico Dunga. O jogo de ida não foi no Beira Rio, mas sim no Estádio do Vale. D'Ale, Scocco e Forlán marcaram e o Colorado emplacou 3 a 0 no Salgueiro, que na volta, no Cornélio de Barros, fez uma grande atuação, não conseguiu a considerada impossível classificação, mas empatou em 2 a 2.

Melhor jogador da Copa do Mundo 2010, Forlán atuou e marcou contra o Salgueiro.
Foto: Edu Andrade/Fatopress/Estadão Conteúdo

Salgueiro 0 x 2 Flamengo.
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Em 2015, o Carcará voltava para a competição e estreou com um hat-trick de Jefferson Kanu, num 5 a 1 sobre o Piauí, em Teresina. A equipe avançou e seguiu para receber o clube mais popular do Brasil, o Flamengo comandado por Vanderlei Luxemburgo. O Cornélio de Barros estava lotado, o Salgueiro lutou, mas não conseguiu pelo menos levar a partida pro Maracanã, sendo derrotado por 2 a 0, com gols do falecido Arthur Maia e do atacante Marcelo Cirino.

Em 2016 e 2017, o Salgueiro viveu derrotantes campanhas. Primeiro sendo eliminado para a Ferroviária de Araraquara. Na ida, 1 a 0 pros mandantes em São Paulo e no sertão, 1 a 1. Já no ano posterior, o regulamento dava o direito do tricolor avançar com um empate, mas Jorge Preá, ex-Palmeiras fez o gol do 1 a 0 pro Sinop/MT.

Em 2018, vivemos a história! Após vitória por 3 a 2 ante o Novoperário/MS fora de casa e mesmo com a vantagem do empate, o Salgueiro avança para o embate contra o Fluminense, essa que será a 5° partida dos interioranos pernambucanos contra clubes do 'G12' brasileiro e 3° do Salgueiro. A partida será no Rio de Janeiro e não será no Maracanã como todos queriam, porém será no Engenhão, no dia 15 de fevereiro, às 18h15. Quem vencer avança, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

CLASSIFICAÇÃO DOS INTERIORANOS PERNAMBUCANOS NA COPA DO BRASIL

POS
CLUBES
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
ED
SALGUEIRO
16
14
3
7
4
17
17
0
5
CENTRAL
6
6
1
3
2
4
9
-5
2
PORTO
0
2
0
0
2
0
3
-3
1
P=Pontos, J=Jogos, V=Vitórias, E=Empates, D=Derrota, GP=Gols Pró
GC=Gols Contra, SG=Saldo de Gol, ED= Edições de Participações

Nenhum comentário:

Postar um comentário